terça-feira, 19 de outubro de 2010

A relíquia azul de Solange

................................................
Nome: Solange Caldeira

Cidade: Viçosa

Placa do fusca: BOL- 6279

Tempo de fusca: 30 anos

Frase marcante: "Ele taí! Ele é muito meu, adoro ele, tenho muitas histórias com ele!"
...............................................




Em sua juventude no Rio de Janeiro, Solange levava suas amigas para as festas da cidade maravilhosa em seu Dolphin. Seu primeiro carro foi adquirido para evitar que seu pai acordasse de madrugada para buscá-la, e também as amigas, nas "baladas". Quando Solange perdeu o seu Dolphim em uma enchente no fim da década de 70 foi que o fusca apareceu em sua vida. Precisando de um novo carro ela comprou o fusca de ano 72 em 1980 e até hoje não se desgrudou do possante.

Quando Solange adquiriu o fusquinha ele era a sensação da turma. Parecia até coração de mãe, sempre cabia mais um. "Teve um dia que tinha 11 pessoas dentro do fusquinha. Carnaval no Rio de Janeiro ia todo mundo dentro do fusquinha e eu ia deixando todo mundo em casa, era ótimo, era muito legal", conta Solange.

Mas essa é apenas uma das inúmeras histórias de Solange com o seu fusca azul. Professora do curso de dança na UFV, ela conta que quando trouxe o fusca do Rio para Viçosa ela passou por um grande aperto à beira da estrada. Ainda nas rodovias cariocas o carro simplesmente morreu! Desesperada e sem saber o que aconteceu Solange foi ajudada por um motorista mineiro, "Tinha que ser mineiro, só mineiro mesmo pra ajudar em uma hora dessas!". O motorista viu que tinha estragado o cabo do acelerador e ele mesmo se ofereceu para comprar a peça e resolver o problema parcialmente até Solange passar por uma oficina mais próxima. Quando Solange chegou na oficina e o mecânico analisou o carro já foi logo falando: "Dona o carro tá sem óleo", e Solange reagiu assustada pois nem sabia que tinha que por óleo no carro para ele funcionar, "Esqueço de botar água, gasolina, e óleo não presto a menor atenção", conta.

Problema resolvido e Solange seguiu viagem. Até que... chegando em Juiz de Fora ela se perdeu e ficou um bom tempo rodando na cidade até achar o caminho. Final da história: Solange fez sua viagem no fusca do Rio de Janeiro em mais de 14 horas quando o normal seria por volta de 5 horas.
















Um carro genial, prático, adaptável a qualquer situação e que as pessoas respeitam.
Solange é só elogios aos fuscas! Diz que não precisa de um carro "lindo" pois para ela carro serve apenas para levá-la de um lugar para outro, e o fusca simboliza essa simplicidade e praticidade:"Eu ligo e ele sai falando! Não tem problemas, sobe e desce. Não corre porque eu não preciso também!"

Solange não perde o humor nem pra falar dos problemas causado pela idade avançada de seu fusca. "Ele já teve algumas coisinhas como Asma, bronquite, urticárias, essas coisas normais de gente de meia idade, mas ele continua servindo bem porque eu gosto dele, eu adoro ele!"conta. Inclusive ela conta que na ultima reforma que fez em seu fusca foi uma "operação plástica" quase completa, com direito a uma "lipo" total de sua carcaça. Mas ela destaca que apesar disso as peças são originais, o chaci é original e o motor recauchutado desde 1980 e está "uma beleza" até hoje.

Como podemos ver pelas fotos o fusca de Solange está realmente em ótimas condições, o que comprova o carinho que ela têm por seu carro.

Ah! E Solange continua dando carona e deixando todo mundo em casa no seu fusquinha, assim como fazia em sua juventude no Rio. Quem sabe um dia você não acaba topando com ela na reta da UFV e dando uma voltinha nessa relíquia azul!

2 comentários:

  1. Eu já peguei carona no fusca da Solange! hehe
    Gostei da entrevista e das fotos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir