quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O fusca alvinegro de Teinha

.........................................
Nome: 'Teinha'

Cidade: Viçosa

Placa do fusca: GSA - 3335

Tempo de fusca: 24 anos

Frase marcante: "felicidade é
em horinhas com o meu fusca"
.........................................



Maristela Moura Silva Lima, ou simplesmente 'Teinha', chegou a cidade de Viçosa em 1984. Veio ser professora do Departamento de Educação Física trabalhando com a dança no departamento. Recém-chegada na cidade ela já possuia uma Honda Turuna. Acontece então um infeliz incidente e sua moto é roubada. Azar pela perda, por outro lado sorte. Teinha pouco tempo depois descobriu que a também professora da UFV Cátia Mary Volp possuía um fusca e tinha interesse em vender o veículo. Como no dito popular "juntou-se a fome com a vontade de comer". O negócio foi feito. Começa aí uma estória que já dura mais de 24 anos.

O fusca branco era praticamente novo já que Cátia havia adquirido-o novo e sua rodagem ainda era muito baixa. O estado de conservação, por sua vez, estava impecável. O carro possuía o carinhoso apelido de 'xuxu' dado por sua primeira dona.

Ao longo de tantos anos com o mesmo carro um grande carinho e toda uma história foi criada com o 'carrinho', como demonstra a professora. Ela diz ser bastante cuidadosa com a manuntenção de seu xodó, não dispensando os cuidados necessários com lanternagem e parte mecânica. Cuidadosa sim, ciumenta não. A dona diz que o gosto não se transforma, entretanto, em apego exagerado, tanto é que o carro sempre esteve a disposição de seus amigos quando necessário.

Torcedora atleticana, Teinha deixa isso mais que do claro na decoração do fusca. O carro possui adesivos pregados nos vidros, além de outros adereços em seu interior com as cores de seu time. Tapetes e estofados são personalizados. Em 2008 quando o Atlético completou 100 anos o fusca recebeu uma faixa preta sobre sua lataria como uma homenagem ao clube de coração da professora.

Como não poderia deixar de ser esse 'fusquinha' branco de placa GSA-3335 já pegou muita estrada por aí, muito além de terras viçosenses, inclusive. Vários já foram os destinos visitados por Teinha no 'carango': Guarapari, Brasília, Conceição do Araguaia, Calambal, Juiz de Fora e como não poderia deixar de ser o Mineirão em Belo Horizonte onde já foi assistir ao seu time do coração.

'Causos' engraçados também não faltam. A professora conta conta que certa vez levava três anciãs do Clube da 3ª Idade para a cidade de Porto Firme. Atolaram no meio do caminho. Eis que foram as três senhoras para ajudar a desatolar o carro, e com muito custo conseguiram como lembra com bom humor Teinha. 

Mais de duas décadas e muitas histórias. A professora que viera trabalhar no Departamento de Educação Física hoje está no Departamento de Dança. O carro que fora comprado quase novo já está velho e bastante rodado. Algo, no entanto, não se perdeu: trata-se do charme de seu fusca. E mesmo tendo outro carro a disposição em sua casa Teinha não abre mão do bom e velho 'carango'. Bom de dirigir e fácil de estacionar como afirma ela, mas, muito mais do que isso um prazer pessoal para a professora que adaptando um trecho de Guimarães Rosa encerra dizendo que "felicidade é em horinhas com o seu fusca".

2 comentários:

  1. Esse fusca da Teinha é show! "Quer vender??""

    ResponderExcluir
  2. ola amigo eu tenho um fusca já,tem uns 2 anos que estou reformando,eu fiz porta suicida tirei os dibuns,fiz um monte de coisa ate que fim estou acabando ,http://www.youtube.com/watch?v=2luh9KD723g ai tava na maça agora ta pintado de uma olhada video

    ResponderExcluir